Salutare Vacinas

Menu Principal


Por que Vacinar?

Proteja aqueles que estão ao seu redor!

A prevenção de doenças é fundamental, sendo que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina é um dos mecanismos de menor impacto para a saúde pública. É sempre melhor prevenir uma doença do que tratá-la, e as vacinas podem proteger não apenas as pessoas que estão doentes como também aquelas que convivem juntas no dia a dia. Muitas doenças infecciosas (como poliomielite, sarampo, difteria, coqueluche, rubéola, caxumba, tétano) e outras mais graves (como meningite, epiglotite e pneumonia), comuns em diversos países do mundo, podem ser controladas pelas vacinas. Elas já foram capazes até de erradicar a varíola, uma das doenças mais devastadoras da história da humanidade. Por essas e por outras que ao longo dos últimos anos as vacinas são responsáveis por prevenir incontáveis casos de doenças infecciosas, poupando e salvando a vida de milhões de pessoas.

Todos nós nascemos com um sistema biológico imune, composto por células, glândulas, órgãos e fluidos por todo o corpo, que detecta e reconhece germes que entram em contato conosco como sendo “invasores estranhos”, ou antígenos, produzindo a partir disto substâncias compostas de proteínas, conhecidas como anticorpos, para combatê-los.

Para nos defender das centenas de ataques que recebemos diariamente, somos capazes de produzir milhões destes anticorpos de modo tão natural que nem percebemos que isto ocorre. Os anticorpos com frequência desaparecem depois de destruir os antígenos invasores, mas as células envolvidas na produção de anticorpos permanecem e se tornam “células de memória”. Estas células lembram o antígeno original e então defendem o corpo mesmo se o antígeno tentar reinfectar uma pessoa. Esta proteção se chama imunidade.

As vacinas contêm os mesmos antígenos, ou partes deles, que causam as doenças, porém não oferecem riscos porque os antígenos das vacinas estão mortos ou bem enfraquecidos, não sendo fortes o suficiente para que ocorra a produção de anticorpos contra eles. Isto porque as células de memória previnem a reinfecção quando elas encontram a doença no futuro. Pela vacinação, crianças desenvolvem imunidade, prevenindo-se contra doenças que poderiam causar danos graves.

Nós somos vacinados para nos protegermos contra doenças no futuro.

Vacinamos para proteger nossos filhos, netos e os netos dos nossos netos. As vacinas ainda são uma das melhores maneiras de colocar um fim às graves consequências de determinadas doenças. É por isso que no futuro nós poderemos ser capazes de confiar que doenças como pólio e meningite não irão infectar, aleijar ou tirar a vida de alguém, como um dia o fez a varíola.